Amigos de Mi Planeta

Saturday, July 02, 2005

E por falar em galos e galegos quero contar-vos a lenda de um outro galego que recentemente ficou com um granda galo.

Era uma vez um jovem galego chamado Manuel Fraga, chamo-lhe jovem porque ninguém sabe ao certo a sua idade e no fundo no fundo como voces sabem o que conta é o espírito (ou falta dele), de qualquer das maneiras para esta criatura da política espanhola só lá vamos com dataçao por Carbono 14 e mesmo assim nao sei nao....

Continuando, este jovem decidiu candidatar-se mais uma vez a presidente da Xunta (nao estou a gozar escreve-se mesmo assim e lê-se também assim), afinal de contas nunca perdeu umas eleiçoes na vida, quer sejam democráticas ou nao. Pois é, este "bacano" era amigalhaço do Franco, chegou a ser ministro do governo espanhol da época e quando veio a democracia refugiou-se na sua província natal e resolveu tomar os cordelinhos da regiao. Resultado, ganhou sempre confortavelmente as eleiçoes, com maior ou menor polémica, o único termo de comparaçao que eu encontro na politica portuguesa é mesmo o nosso tao querido Alberto Joao. Com a pequena diferença que hoje em dia a Galiza é das comunidades autónomas espanholas menos desenvolvidas, ao ponto de alguns "nacionalistas" mais empedernidos quererem fazer parte de Portugal..... pró que lhes deu, sinceramente...... acho que é só pra chatear o poder central, nao podem estar a falar a sério.

Mas a lenda do galo do Fraga é que ele voltou novamente a ganhar as eleiçoes com uns 10% de vantagem sobre os socialistas só que desta vez vai ficar a ver os Prestige a afundar-se ao largo da costa porque lhe faltou um deputado para poder formar governo. Granda GALO nao?!?

Um só deputado e os 2 partidos da oposiçao vao poder formar governo, claro que o PP agora acordou e quer fazer alteraçoes à lei eleitoral para impedir situaçoes como estas de acontecerem mas nao deixou de ter a sua piada ver um "ditadorzeco" local a ter de engolir um granda sapo e a largar a mama do poder. Agora vai poder reformar-se e deixar de chatear os restantes.... já nao era sem tempo, até porque atingiu a idade de reforma há uns 20 anos atrás.

Para terminar, no outro dia disseram-me que eu poderia ser galego... como nao foi um galego que mo disse, fiquei na dúvida se era um elogio ou um insulto.... vou considerar que foi por causa do "portunhol".... e assim nao me preocupo com isso.

Salam Aleikum

0 Comments:

Post a Comment

<< Home